Estudos da produção do curta-metragem de animação "Tembiara" (A presa, em tupi), realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Narrado na língua tupi, a animação mostra a história de três caçadores, uma caça e um observador, em um lugar onde a ação pode se tornar inútil ante seu objetivo.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Estudo de personagens - O Selvagem
O selvagem é um ser que apenas observa. Vive na mata e nada se sabe sobre ele. É calmo, sereno e pacífico. Tem às vezes um ar melancólico. Seus olhos são vazios, sem órbitas, pois ele não enxerga apenas com os olhos, ele vê além. Nada fala, sua língua é diferente da dos homens, mas ele está sempre a escutar e observar.
Estudo de personagens - Mentira
A mentira, uma personagem falsa, hipócrita, arrogante, maldosa e sabe fingir como ninguém. Por isso suas máscaras são bem distintas, e seu rosto nunca revelado. Foi o personagem que mais mudou desde sua concepção inicial, pois era um personagem masculino, com sua espingarda, e se transformou em um ser feminino cheio de sensualidade e volúpia. Move-se com fluidez, seu corpo é curvilíneo e suas mãos e pés são apenas sugeridos.
Estudo de personagens - Ganância
É um personagem quieto, frio e autoritário. É o chefe do trio, calculista e intolerante. Nada diz e se move pouco, dando suas ordens apenas com um ou dois gestos. Está sempre com seu cigarro na boca e seus óculos escuros. Acima, a versão inicial de Abacatu, passando pela de Gabriel e Wally .
Estudo de personagens - Violência
Características: é um ser agitado, alucinado, insensível, apressado, maldoso e instintivo, além de ser violento, claro.Passou de um humanóide de roupas brancas e rasgadas, meio loiro, para uma figura mais selvagem e animalesca, com cabelos de fogo, quase um demônio. Usa um facão e anda como um bicho, muitas vezes de quatro, agachando e cheirando o ambiente.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Curta-metragem de animação "Embiara" (a presa)
Essa é uma página dos estudos, designs, ilustrações, rabiscos e idéias que surgiram e surgirão sobre a animação "Tembiara", de Jackson Abacatu. O projeto tem a aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e faz parte de uma série de curtas com temática na mitologia indígena, na língua tupi e seus estudos poéticos e musicais.
"Tembiara" significa "a presa", em tupi e trata da história de três caçadores que perseguem um ser pela mata, sem se dar conta de que alguém os observa. Uma pequena reflexão sobre a caça e o caçador.
Assinar:
Postagens (Atom)